4 Estratégias Online Para Atrair Clientes e Vender Mais

4 Estratégias Online Para Atrair Clientes e Vender Mais

27 de setembro de 2021 Por Eder Oelinton dos Santos

Todo empreendedor tem como objetivo atrair clientes e vender mais, afinal, só assim é possível ter um negócio sustentável.

E hoje, graças à internet e às estratégias online, é possível atrair clientes e vender mais, de uma forma muito mais eficiente, assertiva e segmentada.

Agora, como fazer isso? Simples, investindo em uma ou mais estratégias abaixo!

Como atrair clientes e vender mais: 4 estratégias essenciais

Estratégia 1 para atrair clientes: anúncios

A primeira estratégia online para você investir (e também uma das mais utilizadas por empresas por conta da velocidade em gerar resultados), são os anúncios – ou publicidade online.

Hoje, na internet, você pode anunciar em praticamente qualquer lugar, desde sites, blogs e vídeos no YouTube, até redes sociais, aplicativos e muito mais.

E tal investimento é bastante interessante, pois atualmente existem diversas ferramentas e dados disponíveis, que tornam suas campanhas muito mais assertivas e segmentadas.

Ou seja, a sua empresa aparece para o público certo na hora certa.

Agora, para manter essa estratégia rodando, você precisa estar sempre pagando para uma determinada ferramenta, como o Google Ads ou o Instagram Ads, para que os seus anúncios continuem aparecendo.

Contudo, vale destacar que, o custo para anunciar na internet é muito mais baixo se comparado com meios tradicionais como rádio, TV, revistas e jornais – o que faz dessa estratégia online bastante atraente.

Agora, se você não quer ficar pagando sempre para anunciar, então você pode investir na estratégia seguinte: o SEO.

Estratégia 2 para atrair clientes: SEO

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization e esta é uma estratégia ligada a sites, blogs e vídeos no YouTube.

Nesta estratégia, são feitas diversas otimizações em seu site, blog e em seus vídeos no YouTube (se tiver), para que cada um deles fique bem posicionado da maneira orgânica nos primeiros resultados de um mecanismo de pesquisa.

Para simplificar: ao investir em SEO, a sua empresa aparece para os consumidores de maneira natural quando estes fizerem uma determinada busca. Ou seja, não tem a necessidade de anúncios.

Por exemplo, vamos supor que você seja dono de uma loja de instrumentos musicais e um cliente em potencial pesquisa no Google por “violão Giannini”.

Se o seu site estiver bem estruturado e otimizado com técnicas de SEO, é bem provável que ele apareça para este cliente logo nos primeiros resultados, isto é, na primeira página do Google. 

E isso é de suma importância, pois é nesta página que a maior parte de todos os negócios são feitos.

Diversas pesquisas já mostraram que grande parte dos usuários na internet, não acessa as páginas 2, 3, 4 e 5 do Google.

Agora, é importante destacar que o SEO, de todas as estratégias deste artigo, é a que leva mais tempo para apresentar resultados. Não é de um dia para o outro que o seu site, seu blog ou seus vídeos no YouTube estarão na primeira página.

Fora que, o SEO é um trabalho que envolve diversas análises, estudos, otimizações, ajustes técnicos e produções de conteúdo.

Por isso, se você não tem muito tempo ou conhecimento no assunto, vale a pena buscar uma consultoria SEO para que possa lhe auxiliar.

Estratégia 3 para atrair clientes: redes sociais

As redes sociais, principalmente o Instagram, o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Pinterest, possuem bilhões de usuários ativos.

E é claro que com tanta gente nesses canais, há uma grande oportunidade para atrair clientes e vender mais.

Agora, para isso, não basta se cadastrar em todas essas redes e criar uma página ou um perfil para o seu negócio.

Não. Se você quer ter resultados satisfatórios e consistentes com as redes sociais, a sua empresa precisa estar nelas de forma profissional.

Então, é preciso pensar na identidade visual, nos conteúdos que serão publicados, nas formas de interação e engajamento, na qualidade e formatos das fotos e vídeos, e muito mais.

Se você, ou melhor, a sua empresa tiver um perfil ou uma página de qualidade no Instagram, no Facebook, etc., pode ter certeza que haverá uma grande audiência acompanhando, interagindo e claro, comprando dela.

Estratégia 4 para atrair clientes: e-mail marketing

Para finalizar, a quarta e última estratégia para atrair clientes e vender mais, é o e-mail marketing.

E, apesar de muitas pessoas o considerarem ultrapassado e até mesmo ineficiente, a verdade é que esta estratégia online ainda funciona e funciona muito bem.

Veja só, hoje, basicamente todo mundo que tem acesso à internet tem um e-mail, seja ele pessoal ou profissional.

E quando você trabalha o e-mail marketing, você está se comunicando diretamente com cada cliente em potencial. 

Inclusive, com algumas ferramentas, você pode personalizá-lo e mandar cada e-mail com o nome de cada pessoa – o que, claro, torna a relação empresa-cliente muito mais próxima.

Portanto, construa uma boa lista de e-mails, produza conteúdos de qualidade, úteis e relevantes para o seu público, e claro, aproveite, de maneira estratégica, para vender mais.

Você pode, por exemplo, enviar ofertas e cupons de desconto, pode fazer convites especiais para ações, eventos, etc. e assim por diante.

Além disso, ao investir nessa estratégia, você pode fazer testes A/B, no qual você envia diferentes versões de um e-mail para diferentes pessoas, de modo a verificar qual funciona melhor, isto é, qual gera mais resultados.

Assim, você poderá ir sempre ajustando e melhorando seus e-mails para que eles sejam cada vez mais eficientes.

Apenas uma observação: não faça Spam. Se você ficar mandando e-mails toda hora ou enviando mensagens indesejadas, ou conteúdos sem o consentimento do destinatário, você terá o efeito contrário do que gostaria.

Agora, se você investir nessas quatro estratégias que apresentamos – anúncios, SEO, redes sociais e e-mail marketing – pode ter certeza que a tendência daqui em diante é que o seu negócio atraia cada vez mais clientes e venda mais!